A partir de hoje começaremos mais uma série de curiosidades: "Personalidade da Semana", retratando uma personalidade importante do movimento escoteiro ou do nosso grupo.
Começaremos com um personagem que tem um nome marcante para todos do G.E.M.R.O
Marechal Rondon

Candido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, De origem indígena por parte de seus bisavós maternos e bisavó paterna , Rondon tornou-se órfão precocemente, tendo sido criado pelo tio e, depois de sua morte, transferiu-se para o Rio de Janeiro para ingressar na Escola Militar: além dos estudos serem gratuitos, os alunos da escola recebiam - desde que assentassem praça - soldo de sargento.
Em 1907, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, foi nomeado chefe da comissão que deveria construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, a primeira a alcançar a região amazônica, e que foi denominada Comissão Rondon. Seus trabalhos desenvolveram-se de 1907 a 1915. Nesta mesma época estava sendo construída a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com o desbravamento e integração telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia.
Em 5 de maio de 1955, data de seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro concedido pelo Congresso Nacional.
O Marechal Rondon é também homenageado nomeando diversos bairros, grupos escoteiros, escolas e logradouros no Brasil, como o Grupo Escoteiro Marechal Rondon.

Nenhum comentário:
Postar um comentário