Agenda

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Escoteiros ao redor do mundo - 4ª edição



No início do século XX, em Southern Railway - linha de Buenos Aires (agora ex-Ferrocarril Roca), trabalharam alguns engenheiros britânicos que tinham conhecido o Movimento Escoteiro na Europa, ou tinham lido "Aids for Scouting" e 15 fascículos de Baden-Powell "Scouting for Boys""(Escotismo para Rapazes, publicado em 1908), que deu origem ao Escotismo no mundo. Estes imigrantes, que propiciaram a criação de Grupos de escoteiros nas escolas britânicas, e logo se abriram grupos nas escolas ou outros lugares, como bombeiros e delegacias de polícia. Em 1909 foram realizadas em Moron, Claypole, Gándara e outras cidades na província de Buenos Aires.

Em abril de 1909 Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, chegou a Argentina, retornando de uma viagem ao Chile. Sua surpresa foi grande, quando na chegada, estavam esperando uma patrulha de Lomas de Zamora, um precursor do Grupo Escoteiro "General Galo Lavalle", na cidade de Banfield no sul da Grande Buenos Aires. Baden-Powell ficou como convidado de honra no Jockey Club de Buenos Aires. Até que chegou o secretário da Associação Cristã de Moços (YMCA), Cristian Mr. Russel, e o convidou para uma palestra sobre o Escotismo, no auditório da Associação Cristã de Moços. Graças à conferência de BP foi formada uma Comissão Organizadora do Movimento Escoteiro na Argentina. Em 1910, após uma viagem à Europa, onde se familiarizou com o método desenvolvido por Baden-Powell, Russell Cristian, aceita o cargo de Comissário e organizou o primeiro Torneio Escoteiro, com a participação de jovens de Lomas de Zamora e o Colégio Escocês. Grupos começaram a surgir rapidamente, então chamados de “Empresas”, em favelas e Villa Devoto.08), que deu origem ao Escotismo no mundo. Estes imigrantes, que propiciaram a criação de Grupos de escoteiros nas escolas britânicas, e logo se abriram grupos nas escolas ou outros lugares, como bombeiros e delegacias de polícia. Em 1909 foram realizadas em Moron, Claypole, Gándara e outras cidades na província de Buenos Aires.

Como um fenômeno sem parada, começou a consolidar os primeiros grupos (muitos tinham surgido espontaneamente a partir de 1909), especialmente em escolas de Inglês. Em 1912, surge a idéia de criar uma associação nacional.

Em 04 de julho de 1912, como um meio de estimular a vida crianças e jovens da República, um gosto por passeios ao ar livre, observação da natureza, o culto da honra, lealdade e honestidade, poder e respeito por si e aos outros, amor ao próximo, a família para o país e da humanidade, a Comissão Organizadora do Movimento Escoteiro resolveu constituir no país, a criação de uma instituição a ser chamada de Associação Argentina de escoteiros. Percebe-se na sociedade um grande entusiasmo para participar em atividades dos jovens. Em novembro de 1917, o Presidente da Nação, Dr. Hipólito Yrigoyen, assinou um decreto declarando a Associação Nacional dos Argentinos escoteiros, como "Instituição Nacional". Nessa regra instrui a alma da comunidade, corpo docente, da Marinha e do Exército para colaborar com esta instituição na divulgação do Escotismo.

A Diretoria Executiva Nacional, em 1918, é colocada em contato com todas as organizações com nomes diferentes e com atividades relacionadas, convidando a aderir à Associação de "escoteiros", transformado em uma "instituição nacional", por decreto, para vestir o uniforme prescrito e de acordo com seu plano de trabalho. Em 1922 a associação admitiu para a Secretaria Internacional Argentina, fundada em 1920 com sede em Londres, que tem valor significativo, porque começa a participar na Conferência Mundial do Escotismo. Em 20 de maio do mesmo ano, a Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, realiza o Primeiro Congresso Nacional Escoteiro. Nesta década está começando a gerar nas paróquias e escolas católicas, sob os auspícios das autoridades da igreja nacional, um novo aspecto do movimento de "Grupos Escoteiros Católicos."

Segue link dos Escoteiros da Argentina: http://www.scouts.org.ar/

Nenhum comentário: